/ Dicas da Conseg

Seguro em consórcio: vale a pena ter?

25 Sep 20
2 min

Você sabe como funciona a contratação de um seguro em consórcio e quais são as vantagens desse tipo de serviço conjunto? Explicamos para você, neste post!

Ao comprar uma cota de consórcio, muitas pessoas escolhem contratar também um seguro para evitar qualquer problema que possa surgir. Afinal, a gente nunca sabe o que se pode acontecer até o pagamento da última parcela.

Mas, será que essa ação vale a pena? Não se preocupe, também fizemos esta pergunta! Confira o que encontramos para você:

Como funciona um seguro em consórcio?

Um seguro em consórcio muito conhecido é o prestamista. É uma espécie de seguro que garante ao consorciado o pagamento das suas prestações restantes, por um período determinado ou integral, diante de algumas situações.

Você pode adquirir esse tipo de seguro diretamente com a administradora do seu consórcio. O pagamento depende das condições de cada empresa, sendo diluído nas parcelas ou pago de maneira única.

Neste caso, se você já participa de um consórcio, vale a pena perguntar à administradora.

Qual tipo de situação o seguro cobre?

Antes de falarmos sobre quais tipos de situação o seguro cobre, é importante esclarecer que ele não protege o bem que você escolheu. O seguro em consórcio, na verdade, é para proteger as suas condições de pagamento em algumas situações.

Tudo depende do tipo de seguro contratado. Porém, existem situações mais comuns, como:

Em caso de falta de pagamento

Se você teve uma doença na família e precisou utilizar o dinheiro da parcela do consórcio, é possível acionar o seguro. Assim, você não ficará inadimplente com a administradora.

 

Em caso de perda do emprego

Sem dúvida, essa é uma preocupação de qualquer consorciado: a de garantir o pagamento das parcelas no caso de demissão. Esse seguro arca com o pagamento de uma quantia de mensalidade, em situações como essa.

Quando vale a pena contratar esse tipo de seguro?

Para saber se vale a pena contratar o seguro prestamista, é essencial primeiro você avaliar atentamente o contrato. Verifique se ele realmente atende às suas necessidades quanto às coberturas e exclusões.

Também calcule se o custo extra nas parcelas mensais não irá sobrecarregar o seu orçamento. Caso contrário, a contratação do seguro pode não ser o mais indicado.

Vale reforçar que a contratação do seguro em consórcio, apesar de recomendada, é opcional. Neste caso, a empresa deve repassar informações claras e coerentes quanto ao serviço prestado. Ainda deve constar valores, qualidade, riscos e o que mais for oferecido.

Agora que você já entende este assunto, que tal fazer uma simulação do consórcio perfeito para a sua necessidade? Visite nosso site!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades