/ Dicas da Conseg

Quanto tempo leva até a contemplação no consórcio?

25 Sep 20
2 min

Está difícil gerenciar os gastos? Confira 6 dicas para economizar na fatura do cartão de crédito e não perder o controle ou prejudicar a sua vida financeira.

Uma dúvida comum de quem entra em um consórcio é sobre o tempo para contemplação. Afinal, você já sabe qual é? Confira essa e mais respostas, neste post.

O consórcio é, sem dúvida, uma excelente maneira de conquistar a casa ou veículo próprio, sem ter que pagar juros exorbitantes por isso. Porém, até ter em mãos a carta de crédito, é preciso esperar um tempo para contemplação. E é esse período que gera muitas dúvidas.

Se você também quer saber quanto dura o tempo para contemplação e quais as formas de acelerar o processo, confira nosso artigo. Boa leitura!

Como funciona a contemplação em consórcio?

Há três maneiras de o consorciado ter sua cota contemplada. A primeira delas é através de sorteio realizado nas assembleias. Neste caso, a pessoa pode receber o crédito no primeiro mês ou até mesmo no final do prazo do grupo.

Já a segunda forma é por meio de lance, em que o participante oferece um valor adicional como antecipação do pagamento de algumas parcelas. Leva quem der o maior lance.

A última possibilidade é quando o consorciado não foi contemplado por sorteio ou ofereceu um lance, ficando para o final do grupo. Assim, o tempo para contemplação demora mais.

Quanto tempo demora até ser contemplado?

Uma dúvida de quem contrata um consórcio é saber quanto tempo para contemplação terá que esperar. É preciso ter em mente, antes de tudo, que se você depender só do sorteio vai precisar contar com a sorte.

Então, considere o tempo que seu grupo vai durar. Em imóveis, por exemplo, os consórcios duram em média 180 meses – 15 anos. E como sorteio é sorteio, não dá para saber a data exata da sua contemplação.

O que pode impedir a contemplação?

Deixar de pagar as parcelas pode fazer com que a sua cota seja retirada do sorteio. É claro que a punição depende de administradora de consórcios. Por isso, é indicado que você se informe bem antes da assinatura do contrato.

Outro ponto é que, se você oferecer um lance e este for o vencedor, mas estiver com uma parcela em atraso, você não poderá retirar a carta de crédito.

É possível acelerar o tempo para contemplação?

Sim! Há alguns caminhos para você reduzir o tempo para contemplação. Veja os principais:

Lances em consórcio

Como falamos no início, ofertar um lance é uma das maneiras de antecipar a contemplação da sua cota. Esta modalidade funciona como uma entrada, em que você adianta a quitação de algumas parcelas. Os tipos de lances mais usados no consórcio são o livre e o fixo.

A própria administradora disponibiliza para o consorciado dados sobre os lances anteriores. Isso ajuda o participante a decidir melhor sua próxima oferta.

Grupo em andamento

Como o próprio nome diz, o grupo em andamento já teve algumas cartas sorteadas. Como a maioria dos participantes de maior poder aquisitivo oferecem lances nos primeiros meses, a possibilidade de dar um lance mais baixo e ser o vencedor é maior.

Quer entender como isso funciona na prática? Utilize o simulador da Conseg Consórcios e idealize sua próxima conquista.

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades