/ Dicas da Conseg

A verdade sobre consórcios: quanto custa?

05 Aug 20
2 min

Quer fazer um consórcio mas não sabe se ele, realmente, vale a pena? Descubra quanto o consórcio realmente custa em nosso artigo!

A conquista de um bem de maior valor, como um imóvel ou carro, precisa ser planejada cuidadosamente, e o consórcio é uma das opções mais vantajosas para realizar esse objetivo. Entretanto, uma dúvida sempre surge: quanto custa um consórcio?

É comum ter questionamentos sobre essa modalidade de compra! Mas não se preocupe, reunimos neste post as principais informações para você entender como é fácil e inteligente optar pelo consórcio. Boa leitura!

Saiba quanto custa um consórcio

Para entender quanto custa um consórcio, precisamos antes explicar dois pontos importantes: o que é um plano e o que é uma cota de consórcio. Vamos lá!

O que é um plano de consórcio?

O plano é a proposta que a administradora oferece para seus clientes. Uma única empresa pode oferecer várias possibilidades de planos, cada um com opções de prazos e parcelas diferentes. Há consórcios de carro, por exemplo, que podem durar até 60, 80 ou 100 meses. Além disso, nele ainda consta a forma de contemplações e lances mínimos.

Por isso é importante você sempre levar em consideração suas possibilidades financeiras durante todo o tempo de duração do pagamento das cotas.

O valor do plano corresponde à soma das importâncias referentes ao fundo comum do grupo, à taxa de administração e às demais obrigações, como fundo de reserva e seguro, que forem estabelecidas no contrato de adesão, isso tudo dentro de um prazo estabelecido 

O que é uma cota?

No caso da cota, esta representa a parte do valor total que você comprou. Ela é um número de identificação individual dentro de um grupo de consorciados, no qual estão atrelados o histórico de seus pagamentos. Um plano com 600 participantes, terá 600 cotas de consórcio.

Vantagens do consórcio

O consórcio é sem dúvida uma modalidade acessível para todas as pessoas. Isso porque é o consorciado que escolhe quanto irá pagar! Ele oferece a liberdade da pessoa decidir o plano/cota que faz sentido para ela, dentro das suas condições financeiras.

E as vantagens não param por aí! Confira ainda outros benefícios:

  • possibilidade de melhor negociação, uma vez que o bem pode ser pago à vista com a carta de crédito;

  •  custo inferior ao de um financiamento;

  •  você não precisa dar um valor de entrada para aderir ao consórcio;

  •  valor do bem sempre estará atualizado.

No consórcio você não paga juros!

Uma das grandes vantagens do consórcio é que você não paga juros. Diante de algumas modalidades que, de tanto juros, acaba dobrando o valor do bem adquirido, sem dúvida o consórcio se torna atrativo.

Neste caso, é cobrada uma taxa de administração e pode ser cobrado um fundo de reserva. Por meio da primeira é que a administradora consegue manter os seus serviços, incluindo a organização dos grupos, a realização dos sorteios e o “armazenamento” dos pagamentos mensais de cada consorciado.

Já o fundo de reserva é a garantia para viabilizar todas as contemplações. A boa notícia é que no caso da não utilização do fundo de reserva do grupo, o saldo é devolvido para o consorciado no final do contrato.

Quer fazer uma simulação de consórcio e encontrar o plano perfeito para você e seus objetivos? Clique aqui!


Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades