/ Dicas da Conseg

Qual a diferença entre lance livre e lance fixo?

06 Jun 20
2 min

Você conhece a diferença entre lance livre e lance fixo? Num consórcio, eles podem ser boas oportunidade para quem tem pressa de conquistar um bem.

Quem participa de um consórcio, sem dúvida, não vê a hora de ter sua carta sorteada. Mas para aqueles que desejam resgatar o crédito seu quanto antes, há outra solução. Estamos falando de lance livre e lance fixo, duas modalidades muito utilizadas pelos consorciados.

Você quer saber como cada uma funciona e de que maneira você pode participar? Continue a leitura, porque vamos explicar tudo nesse blog post!

Como funciona o lance em consórcio?

O lance ocorre quando o consorciado oferece um adiantamento de valor para antecipar a sua contemplação. Imagine que você conseguiu economizar parte do 13° salário. Essa quantia pode ser dada como lance na próxima assembleia.

O valor ofertado pelo consorciado só é pago se ele for o vencedor, sendo então a quantia descontada do seu saldo devedor.

Para dar o lance, você pode entrar no Portal do Consorciado, solicitar ao Representante onde adquiriu a cota ou entrar em contato com a administradora e formalizar o seu interesse. É importante dizer que as regras variam segundo as empresas de consórcio, devendo constar em contrato.

Existem diferentes tipos de lances. Dois deles, o lance livre e lance fixo, são muito utilizados em consórcios. Confira, a seguir, a diferença entre cada um.

Qual a diferença entre o lance livre e o lance fixo?

Lance livre

Esta modalidade, como o próprio nome diz, é aquela em que o consorciado pode definir o valor que vai oferecer como lance. Porém, existe um percentual mínimo, que corresponde a 10% da categoria (crédito + taxa de administração e fundo de reserva). Se a pessoa tem em mãos todo o valor para quitar seu consórcio, também o pode fazer.

Será considerado o vencedor aquele que ofertar o maior percentual de lance, obedecendo ao limite máximo estabelecido pelo grupo. E no caso de empate, o quinto número sorteado, será considerado o número chave para o desempate.

Se tiver seu lance contemplado, o consorciado pode ainda usar o lance embutido, que corresponde a um percentual descontado do valor da carta de crédito. Neste caso, é preciso se informar sobre as regras do grupo e as cláusulas previstas em contrato.

Lance fixo

Neste tipo de lance, a administradora do consórcio é quem irá definir o percentual do lance. Por exemplo, o lance de um consórcio de automóvel deve corresponder a 25% da carta de crédito. Dessa maneira, se o veículo está estimado em R$ 40 mil, o lance poderá ser de R$ 10 mil para todos os participantes.

Mas aí surge uma pergunta: se o lance é fixo e todos os consorciados oferecem o mesmo percentual, como haverá um ganhador? O critério de desempate segue a mesma ideia do lance livre. Se mais de uma pessoa fizer a oferta, o número de cota que mais se aproximar do quinto número sorteado será considerado o vencedor. 

É importante lembrar que o consorciado concorre com apenas uma oferta de lance. Ele deve escolher entre o lance livre e lance fixo.

Conheça mais sobre esse universo no site do novo grupo de consórcio da Conseg!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades