/ Dicas da Conseg

Como planejar o primeiro carro do seu filho?

17 Aug 19
3 min

Saiba como realizar a compra do primeiro carro do seu filho de forma eficaz, segura e com um bom planejamento. Venha conhecer mais sobre o consórcio!

A compra do primeiro carro é um momento importante na vida de um jovem e também é especial para os pais. Seja um presente de 18 anos ou de entrada na faculdade, a aquisição é sempre um grande passo para família.

O carro é uma facilidade muito apreciada, já que se locomover nas grandes cidades com transporte público pode ser estressante. Trabalho, faculdade e vida social acabam se tornando mais fácil com a ajuda de um carro próprio. Por isso, é cada vez mais comum que os pais busquem esse auxílio para o cotidiano dos filhos.

Para garantir uma compra segura e sem complicações, o consórcio de veículos é uma ótima alternativa. Além de um controle maior sobre o pagamento das parcelas do bem, os pais também podem decidir o melhor momento de iniciar um planejamento financeiro familiar. Essa é maneira mais prática de se planejar, evitando surpresas com pagamentos no futuro.

Continue a leitura e saiba como comprar o primeiro carro do seu filho com um bom planejamento!

Por que o consórcio é a melhor opção para a aquisição do primeiro carro?

Existem diversos benefícios ao optar pela compra do primeiro carro através de um consórcio. Uma delas é a compreensibilidade com o pagamento das parcelas, já que a modalidade não tem juros e os prazos e planos são facilitados na hora do investimento.

Outra vantagem é que os pais também podem aderir a um grupo de consorciados antes mesmo do filho completar 18 anos. Segundo o código civil brasileiro, jovens entre 16 e 17 anos são considerados capazes, podendo assinar o contrato, desde que os pais assinem também como responsáveis.

Além disso, menores de 16 anos também estão aptos a ter uma carta de crédito no próprio nome, sendo representados pelos pais ou responsáveis legais. Isso é possível porque após o sorteio e contemplação, o jovem e os pais passam por uma análise de crédito, o que comprova que diante de qualquer problema, os  responsáveis estarão presentes para ajudar.

Outro benefício do consórcio é que a carta de crédito pode ser retirada no encerramento do grupo. Isso significa que os pais podem iniciar um consórcio veicular pensando em sua data de finalização, para quando o filho completar 18 anos.

3 dicas para garantir o melhor investimento para o primeiro carro do seu filho

Como vimos, o consórcio é uma ótima opção para quem pensa no futuro dos filhos. Para garantir o seu melhor planejamento financeiro possível, vamos destacar alguns pontos importantes.

Veja as principais dicas que a Conseg preparou para você aproveitar ao máximo as vantagens do investimento!

Planejamento financeiro familiar

Planejamento é a parte mais importante para garantir um investimento de sucesso. Antes de iniciar o consórcio, converse com toda a família, reduza gastos e pense no futuro. Faça um bom planejamento e tenha tranquilidade na hora de pagar as parcelas do consórcio.

Modelos que estejam dentro do orçamento da família

Opte por modelos que se adequam à realidade financeira da família para o primeiro carro do seu filho. Sabemos que pode ser muito empolgante realizar essa primeira compra, mas ter os pés no chão é essencial para um bom planejamento e uma aquisição bem feita.

Senso de responsabilidade

Ganhar um carro é um presente e tanto e, com ele, a responsabilidade dos filhos também deve aumentar. Construa uma relação responsável entre o jovem e a aquisição e mostre a importância de dirigir com cautela, fazer o bom uso do veículo e manter a limpeza e organização do carro.
---
Que tal já começar o planejamento para comprar o primeiro carro do seu filho? Clique aqui e acesse nosso simulador para encontrar o plano perfeito para você!

Por Conseg
Oferecemos os melhores consórcios automóveis do mercado, trabalhando há mais de 25 anos no mercado.

Fique por dentro das nossas novidades