/ Educação Financeira

Organização financeira familiar | A melhor maneira de atingir as suas metas!

17 Aug 19
3 min

A forma mais efetiva de atingir sua meta é economizar, e toda a família precisa fazer sua parte. Veja como ter uma boa organização financeira familiar!

Para conquistar grandes objetivos, é preciso ter foco. Na realização de um sonho, como a compra de um carro ou de uma casa própria, é necessário esforço coletivo de toda a família. Por isso, é importante que a decisão de compra seja algo pensado em conjunto e envolva uma organização financeira familiar bem planejada. 

Planejamento é a palavra-chave para dar o primeiro passo em direção a realização de uma grande compra. Adquirir um carro ou uma casa é um investimento que exige tempo, dinheiro e organização. Por isso, não pode ser feito precipitadamente.

E para garantir a concretização da meta, todo esforço é válido. Sendo assim, os integrantes da família devem entrar em consenso sobre suas prioridades. É possível elencar os custos em uma tabela para ter uma visão macro dos gastos em comum e individuais. Assim fica mais fácil analisar o que é essencial e o que é supérfluo.

Além de economizar, também é importante que todos estejam alinhados, trabalhando para o mesmo objetivo, Isso só ocorre com uma organização financeira familiar bem planejada e executada diariamente.

Continue a leitura e veja como atingir suas metas de forma mais efetiva contando com toda a família!

5 dicas para uma boa organização financeira familiar

1 - Diminua custos fixos

O primeiro passo para criar uma organização financeira familiar de qualidade é diminuir os gastos fixos mensais. Isso significa reduzir coisas simples, como economizar energia elétrica e água ou evitar a alimentação fora de casa.

2 - Defina metas para todos os membros da família

Todos os familiares devem estar focados na nova aquisição. Por isso, é importante que cada um colabora de alguma forma. Reduza os custos com mesadas e lanches, por exemplo. Estipular um teto de gastos também pode ajudar no controle econômico. 

Uma maneira para tornar essa estratégia mais efetiva, é mostrar para todos quais são os gastos que a casa como um todo têm. Isso serve para colocar todos na mesma página e facilitar na conscientização do planejamento familiar.

3 - Utilize aplicativos para controle de gastos

Utilizar aplicativos de celular é a melhor maneira de se organizar quando o assunto é dinheiro. Procure por aplicativos que possam complementar suas tabelas de planejamento e tenha mais controle sobre os gastos de toda a família.

4 - Reduza gastos supérfluos e por impulso

Viagens, passeios, novos aparelhos eletrônicos… Tudo isso precisa ser repensado quando desejamos atingir uma meta. 

Antes de optar por um celular de última geração, pare e pense: Eu preciso mesmo disso? Evitando gastos supérfluos, você estará um passo mais perto de alcançar o seu objetivo.

5 - Revise as taxas e juros da sua conta bancária

Essa dica é muito importante para a organização financeira familiar. Sabia que nem sempre utilizamos todos os serviços que a nossa conta bancária oferece? 

Além disso, existem diversas cobranças que poderiam ser evitadas com uma conta simples no lugar de uma premium, por exemplo. Faça uma visita ao seu banco e revise sua conta bancária. Alterar a conta corrente para um plano básico pode reduzir, e muito, os seus custos mensais.

Como deu para perceber, são pequenas mudanças que fazem a diferença na hora de economizar. Converse e mantenha a família preparada para essas mudanças e as aplique de forma sutil e gradativa.  

Assim, todos poderão perceber a importância da organização financeira familiar sem uma sensação de perder algo que gosta, mas sim de ganhar algo maior.

Como garantir a realização de uma meta?

Você já estabeleceu sua meta, iniciou a organização financeira familiar e está totalmente focado em sua realização. Agora vamos mostrar alguns pontos essenciais para garantir que tudo dê certo até o fim da aquisição.

É preciso, além de foco, ter em mente alguns pontos decisivos para a sua meta, como:

  • Utilizar um método e ter um planejamento;

  • Elencar micro metas;

  • Ter uma fonte de recursos segura;

  • Ser persistente e ter paciência até atingir o objetivo.

---

Para auxiliar a atingir suas metas, você pode contar com a Conseg Consórcios. Somos a melhor forma de investir e planejar seus objetivos!

Já começou sua organização financeira familiar e quer ter uma ideia de gastos para a sua aquisição? Conheça o simulador de consórcio da Conseg e descubra como é fácil conquistar seu sonho!




Por Conseg
Oferecemos os melhores consórcios automóveis do mercado, trabalhando há mais de 25 anos no mercado.

Fique por dentro das nossas novidades