/ Dicas da Conseg

Lance em consórcio: como aumentar as chances de contemplação?

02 Dec 20
2 min

Quer aumentar as chances de ser contemplado na próxima assembleia? Pois saiba que acertar um lance no consórcio é a maneira perfeita para isso! Leia mais.

Quem participa de um consórcio, aguarda ansiosamente pela contemplação da sua cota. A questão é que ela nem sempre acontece logo no início do processo. E é aí que você pode utilizar de uma condição para antecipar a contemplação: acertar um lance no consórcio.

Os lances são, sim, uma forma de ter a carta de crédito de maneira rápida. Porém, para ter sucesso com eles, é preciso pensar na estratégia certeira.

Quer saber como? Explicamos tudo em detalhes, neste blog post!

Como ser contemplado mais rápido nesse processo?

Os lances nada mais são do que um valor que o consorciado oferece durante a assembleia para adiantar a sua contemplação. Assim, ele deve ser maior que o da parcela.

Da mesma forma que um leilão, quem oferecer o maior valor vence o lance. No entanto, é importante lembrar que você estará competindo com outros participantes. Por isso, deve estudar a melhor maneira de acertar um lance no consórcio.

Como aumentar as chances de acertar um lance no consórcio?

É verdade que os lances são uma maneira de como ser contemplado mais rápido. Contudo, é preciso estratégia para oferecer a melhor proposta. Pensando nisso, listamos 5 dicas que podem ajudar você a montá-la. Confira:

1. Entenda os tipos de lance

Os dois tipos de lances mais comuns em consórcio são o livre e o fixo. No primeiro, ganha quem ofertar o maior valor. No segundo, a administradora define um percentual do crédito e, se houver mais de um ganhador, é feito o desempate por meio de sorteio.

2. Confira as regras do seu consórcio

Uma das dicas mais importantes é ler e entender todas as regras que a administradora do seu consórcio estabelece para a oferta de lances. Isso pode mudar conforme a empresa. Então, dar aquela lida com calma antes de assinar o contrato é super válido.

3. Estude os hábitos do seu grupo

Uma das maneiras de acertar um lance no consórcio passa por estudar como seu grupo se comporta. Verifique ainda quais são os valores normalmente ofertados e em que meses as pessoas dão lances. Uma maneira fácil de identificar tudo isso é através do histórico do grupo, que fica disponível na Área do Cliente – pelo site ou aplicativo.

Depois de ver todas as informações, você conseguirá montar uma estratégia mais eficiente, e com melhores chances de vencer os demais consorciados ao dar um lance.

4. Preste atenção ao calendário

Você sabia que existe certa sazonalidade na oferta de lances em consórcios? Em épocas que as pessoas recebem valores extras, como 13° salário, é comum ter mais consorciados dando lances. Já em meses que as contas aparecem mais, como IPTU, o dinheiro se torna escasso. E aí menos pessoas tendem a oferecer lances.

Então, fique de olho no calendário para aproveitar os períodos de menor concorrência.

5. Insista no lance - mas varie a estratégia

Não ganhou no primeiro lance que você ofereceu? Isso não é motivo para desistir! Persista em sua tática, mas reveja em quais pontos falhou para melhorar na próxima. Oferecer um valor aleatório não garante que você vai acertar o lance no consórcio. Logo, é importante ter uma estratégia para cada momento.

Quer saber mais sobre consórcio? Clique aqui e conheça o blog do consórcio da Conseg!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades