/ Educação Financeira

Inteligência financeira: por que desenvolver a minha?

18 Jan 20
2 min

Você já ouviu falar sobre inteligência financeira? Saiba agora mesmo por que é importante desenvolvê-la e como ela pode beneficiar sua vida.


Você já ouviu algum colega dizendo que só ia dar atenção para o dinheiro no momento que tivesse milionário? Muitas pessoas ficam na espera de um dia “ser rico” para daí aprender a fazer a grana render. Porém, ter esta linha de pensamento pode não significar que a pessoa tenha uma inteligência financeira.

E o motivo está na própria essência do que este termo significa. Aprenda neste post que ela vai muito além de uma conta gorda no banco e está muito mais ligada aos pensamentos e atitudes do indivíduo. Vamos lá?

O que é inteligência financeira?

A inteligência financeira, resumidamente, significa a capacidade da pessoa de lidar com o dinheiro de uma forma próspera. O indicador disso é o nível de qualidade de vida que uma pessoa ou família possuem.

Com ela é possível alcançar boa segurança financeira no presente e futuro. E essa condição independe do quanto dinheiro a pessoa tenha. Na verdade, para isso, ela necessita de 4 habilidades:

  1. Alfabetização financeira: habilidade de entender os números;

  2. Estratégia financeira: transformar o dinheiro em mais dinheiro através de bons investimentos;

  3. Entendimento do funcionamento do mercado: afinal, sem conhecer a ele e seus riscos a pessoa pode perder boas oportunidades;

  4. Entendimento das leis: pois tudo deve ser feito de maneira legal.

Viu como inteligência financeira não significa ter de poupar grandes volumes de dinheiro? Um bom exemplo disso são aquelas pessoas que, mesmo ganhando pouco, conseguem realizar o sonho da casa própria. Ela sabe administrar seus ativos com cautela e racionalidade, produzindo com isso mais valor para si.

Porque é importante você ter inteligência financeira

Este é um assunto que merece bastante atenção de nossa parte. E a questão de inteligência aqui não se refere ao quanto intelectualmente uma pessoa tem conhecimento das coisas. Como já falamos, depende diretamente da capacidade dela usar com discernimento o dinheiro que tem.

“Ah, mas eu não nasci com esse tipo de inteligência”. Então saiba que com algumas mudanças de hábitos, comportamento e pensamentos todos podem desenvolver a inteligência financeira! E quanto antes começar em sua trajetória e se dedicar a ela, melhor.

Abaixo listamos alguns motivos do porque ela é importante para sua vida:

1 – Contribui diretamente para o equilíbrio das finanças;

2 – Possibilidade de ter uma vida com maior liberdade de escolhas;

3 – Você consegue construir uma estratégia de prosperidade;

4 – Alcance de sonhos e metas;

5 – Melhora da qualidade de vida;

6 – Desenvolvimento pessoal, como disciplina e confiança;

7 – Passa a investir melhor, fazendo do dinheiro um aliado.

Lembre-se: o dinheiro neste caso não é um fim, mas a ponte para você alcançar seus objetivos. Neste caso, o conhecimento sobre educação financeira pode ajudar, e muito, nesta caminhada.

Sendo assim, uma dica importante para o desenvolvimento da inteligência financeira é ter um bom planejamento financeiro. E aqui não dá para deixar de falar do controle de suas finanças pessoais.

Um bom passo para ajudar a desenvolver essa habilidade é o consórcio. Com ele, a pessoa recebe o incentivo a ter disciplina e cuidar do dinheiro. Quer saber mais sobre o consórcio? Clique aqui!



Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades