/ Dicas da Conseg

Imóvel pronto ou na planta: Qual escolher?

20 Oct 20
2 min

Está pensando em comprar um imóvel pronto ou na planta, mas não sabe qual é a melhor opção? Confira algumas dicas e esclareça todas as suas dúvidas, aqui!

Ter uma casa ou apartamento para chamar de seu é uma das compras mais importantes na vida de uma pessoa. Afinal, trata-se de um bem de alto valor e que, muitas vezes, levam-se anos para pagar.

A questão é que, ao planejar esse passo, muita gente fica em dúvida se é melhor adquirir um imóvel pronto ou na planta. Realmente, a decisão não é fácil, já que cada um tem seus prós e contras.

Se esta também é a sua dúvida, confira neste post algumas orientações que listamos para ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Continue com a leitura!

Qual é a melhor opção: imóvel pronto ou na planta?

Imóvel pronto: vantagens e desvantagens

  • A principal vantagem é que você pode entrar e morar. Essa é a modalidade perfeita para quem tem pressa de ir logo para o imóvel;
  • A compra envolve uma série de papeladas e também idas ao cartório. Isso não quer dizer que seja ruim, já que a documentação acaba se tornando uma garantia a mais, trazendo segurança para o negócio;
  • Você não precisa correr atrás de profissionais para o acabamento, como colocação de piso ou instalação elétrica;
  • Um ponto de alerta é em relação ao tipo de imóvel que vai comprar. Se for um pouco antigo, é preciso ficar de olho em rachaduras, parte elétrica e possíveis reformas;
  • Quase nenhum banco financia 100% um imóvel pronto. Então, é preciso ver se você tem condições de dar entrada e arcar com a documentação do contrato.

Imóvel na planta: para quem é indicado?

  • Um dos pontos positivos é que ele, geralmente, sai mais barato do que um imóvel já pronto. Além disso, você pode se programar com o pagamento das parcelas;
  • Muitas pessoas também gostam de comprar um imóvel na planta pela possibilidade de adequar o imóvel conforme seu gosto;
  • Nesta modalidade a documentação tende a ser menos complicada, em alguns casos os trâmites são resolvidos diretamente com a construtora, sem passar por terceiros.
  • É indicado para quem tem condições de esperar a entrega do imóvel, algo que pode demorar uns anos;
  • No lado da desvantagem, há risco de atraso da entrega. O pior cenário é aquele em que a construtora não consegue acabar o imóvel e deixa você na mão. Neste caso, a recomendação é de máxima atenção quanto à idoneidade da empresa.

Como fazer a escolha mais adequada?

A verdade é que não existe uma resposta única para a compra de um imóvel pronto ou na planta. O indicado é que você pondere alguns fatores, como a sua real situação financeira. Também é preciso levar em consideração se a necessidade de entrar no imóvel é urgente, ou se pode esperar até que ele fique pronto.

Seja lá qual for a sua decisão, o importante é buscar as melhores condições de pagamento. Tente negociar descontos, no caso de dar uma entrada. Vai parcelar? Então, exija que elas se adequem ao seu orçamento.

Quem sabe ainda optar por um consórcio para a conquista da casa própria? Saiba mais!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades