/ Dicas da Conseg

Existe um momento certo para ofertar um lance em consórcio?

25 Sep 20
3 min

A oferta de um lance em consórcio pode acelerar a conquista da carta de crédito, mas é preciso saber o momento certo. Veja nossas dicas e aumente suas chances.

Você sabe qual é o momento certo para lance em consórcio? Se já ficou em dúvida sobre esse assunto, saiba que não é o único. Esta é uma das perguntas mais frequentes por parte dos consorciados.

Neste blogpost, vamos explicar se há um momento certo para lance em consórcio e quais estratégias você deve adotar para aumentar suas chances de ser contemplado.

Como funciona o lance em consórcio?

Além do sorteio, o lance em consórcio é uma opção para quem deseja ter a carta de crédito contemplada. É uma forma do consorciado antecipar o pagamento de parcelas futuras.

Os dois tipos de lance mais utilizados são o comum e fixo. No lance comum, o consorciado informa à administradora sua intenção de oferta antes mesmo da data do sorteio. Para isso, ele precisa pagar o valor da mensalidade mais a quantia correspondente de parcelas que quer adiantar. O vencedor é quem oferece o maior valor.

Já no lance fixo, a administradora é quem define o número de parcelas necessárias para a antecipação da contemplação. Quando dois ou mais consorciados ofertam o lance fixo, é realizado um sorteio entre os participantes para o desempate, já que apenas uma pessoa leva a carta contemplada.

Qual o melhor momento para ofertar um lance?

Saber o momento certo para lance em consórcio pode deixar em vantagem o consorciado que pretende ganhar logo sua carta de crédito. A questão é que não existe uma regra única para isso. Afinal, muitos outros participantes do seu grupo também querem o mesmo e vão disputar com você lance a lance.

O que alguns especialistas indicam é que as melhores épocas do ano para dar um lance são aquelas em que muitas pessoas se encontram com mais dívidas. Por exemplo, no início do ano, muitos têm contas para pagar de festas ou viagens que fizeram. Ou ainda precisam destinar boa parte do dinheiro a compra de materiais escolares ou pagamento de impostos.

Assim, os lances tendem a ser menores, o que pode significar uma boa chance para você.

Como aumentar minhas chances de ser contemplado?

Analise o histórico do seu grupo de consórcio

Esta dica é essencial para você dar um lance certeiro. Um grupo de consórcio reúne várias pessoas, de diferentes condições financeiras. Sendo assim, prestar atenção em como cada participante oferece um lance, antes de dar o seu, pode ajudá-lo a montar uma estratégia.

Outra questão para estar atento são as informações que a administradora libera sobre a sua oferta, como a posição nos lances. Dessa forma, fica mais fácil decidir sua próxima ação.

Calcule um valor assertivo para seu lance

De 20 a 50%. Este é o montante do crédito que especialistas indicam como a faixa de valor para um bom lance. Se você ainda não tem todo o valor, a orientação é esperar acumular uma reserva que se encaixe nesses percentuais. Vale a pena segurar alguns meses para ter mais chances, não é mesmo?

Não oferte sempre o mesmo lance

Está difícil ganhar no lance livre? Participe do lance fixo. Estude ainda outras possibilidades de lance que a sua administradora oferece. A questão aqui é analisar todas as alternativas e fugir das mesmas práticas. Até porque, se você der o mesmo lance sempre, os demais participantes do grupo podem perceber isso e oferecer um valor maior.

Ainda não tem um consórcio? Conheça o Consórcio Conseg e faça uma simulação.

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades