/ Educação Financeira

8 dicas de como ensinar os filhos a economizar

06 Apr 20
2 min

Muitos pais têm dificuldades para ensinar os filhos a economizar. Por isso, listamos 8 dicas de educação financeira para ajudar nessa missão. Confira aqui!

Desenvolver a inteligência financeira contribui para a vida adulta. O problema é que muitos pais não sabem como ensinar os filhos a economizar. Para te ajudar nessa tarefa, listamos 8 práticas sobre como ensinar educação financeira às crianças. Afinal, é desde cedo que se aprende!

Como ensinar educação financeira para os seus filhos?

1 – Respeite a mesada

A mesada é ideal para ensinar educação financeira às crianças. É a partir dela que muitas crianças têm o primeiro contato com o dinheiro e entendem mais sobre gestão financeira. Estabeleça um valor fixo, compatível com a idade, e oriente os pequenos sobre como usar com responsabilidade a quantia.

2 – Tenha um cofrinho

O cofrinho serve como um bom incentivo para despertar na criança o desejo de guardar dinheiro. Há diversos modelos. Mas você também pode criar o próprio cofrinho, junto com seus filhos. É importante educar a criança para não abri-lo em qualquer momento. 

3 – Incentive o hábito de poupar 

Uma boa forma de como ensinar os filhos a economizar é por meio da poupança. Ensine a eles desde cedo a importância de guardar uma parte da mesada. Para isso, estipule algo que possam usufruir mais tarde, como comprar um brinquedo mais caro ou fazer o passeio que tanto desejam. Isso vai exigir deles planejamento e disciplina.

4 – Mostre os preços de produtos no supermercado 

Nem todos os pais gostam de levar os filhos ao supermercado, mas este pode ser um bom lugar para ensinar educação financeira! De acordo com a idade, mostre aos pequenos qual é o valor que você tem para gastar e quais as vantagens de comprar na promoção. Além disso, tente seguir ao máximo a lista de compras.

5 – Estipule objetivos

Lembra quando falamos sobre poupar e cofrinho? Uma boa forma de ajudá-los a entender a importância de guardar dinheiro é estabelecendo objetivos!  Eles ajudam no autocontrole, tanto ao poupar quanto ao gastar seu dinheiro. É claro que as metas devem ser atingíveis, caso contrário podem frustrar os pequenos.

6 – Ensine a importância das escolhas

Quem é pai ou mãe sabe bem que os filhos querem tudo o que vêem, seja na televisão ou no shopping. Mostrar a eles que é preciso fazer escolhas é uma excelente forma de ter educação financeira. Um maneira bacana de fazer isso é dar um valor à criança e deixar ela escolher o que deseja fazer, como comprar um brinquedo ou seu lanche favorito.

7 – Mostre como funciona o cartão de crédito

É difícil encontrar alguém que não use o cartão de crédito como uma forma de pagamento. Essa facilidade pode ser interpretada pelas crianças como a solução de todas as comprasPor isso, é importante explicar a elas que, embora seja liberado na hora, esse valor terá que ser pago mais adiante. E que sem esse dinheiro, problemas como o endividamento podem surgir. O importante é ensinar os filhos a economizar, independente do meio de crédito.

8 – Dê o exemplo

As crianças estão sempre atentas aos pais, e têm no comportamento deles o exemplo para seguirem. Ou seja, ao ensinar educação financeira, é importante mostrar que você pratica aquilo que fala. E quando falamos nisso, vale lembrar que isso funciona tanto nas grandes coisas, como nas pequenas ações do dia a dia.

Em nosso blog, você confere mais artigos sobre educação financeira. Clique aqui para ver!


Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades