/ Educação Financeira

Educação financeira: por onde começar?

02 Dec 20
2 min

Quer entender mais sobre educação financeira e investimentos, mas não sabe por onde começar? Clique aqui e confira algumas dicas importantes sobre o assunto!

Cuidar das finanças nunca foi tão importante quanto nos tempos de hoje, não é mesmo? E utilizar de maneira inteligente os recursos, sem dúvida, passa pela educação financeira.

Se você tem vontade de entender mais sobre o mercado financeiro ou quer aumentar o seu patrimônio, veio ao post certo! Vamos apresentar dicas do que fazer antes de dar o primeiro passo, e também ferramentas que vão ajudá-lo a encontrar o caminho certo.

Educação financeira: por que ela é importante?

Infelizmente, a educação financeira não é o ponto forte do brasileiro. Durante muito tempo, o tema foi pouco abordado ou mesmo introduzido de maneira superficial, como se ficasse limitado ao controle do cartão de crédito.

No entanto, a educação financeira vai muito além disso. Até porque não dá para viver a vida inteira “juntando” dinheiro para pagar uma conta ou outra, concorda?

O foco deve ser em onde investir suas finanças, a fim de ter uma vida tranquila e um futuro financeiramente estável.

O problema é que muitas pessoas aprendem por instinto, ou observando o comportamento de pessoas próximas, a lidar com o dinheiro. Nos dias de hoje, sabemos o quão arriscado é copiar condutas sem critério, ainda mais se os resultados são péssimos, como a contração de dívidas.

Não à toa, muitas pessoas estão buscando cada vez mais aprender e se inteirar sobre uma educação financeira sólida. Se você é uma dessas, veja como dar o primeiro passo!

Por onde começar?

Algumas atitudes podem ajudar você a incluir a educação financeira em seu dia a dia. Entre elas, podemos destacar:

  • Gaste menos do que ganha: suas despesas devem ficar dentro e, de preferência abaixo, do seu orçamento. Caso contrário, você terá que lidar com as dívidas.
  • Fuja do consumismo: a gente sabe que não é tarefa fácil deixar de comprar algo, mas gastar sem necessidade faz com que as pessoas não possam guardar dinheiro.
  • Tenha um planejamento financeiro: quanto mais você consegue identificar quais são os seus gastos e para onde quer seguir, mais fácil será atingir os seus objetivos.

Sites e ferramentas para melhorar sua educação financeira

O caminho da educação financeira passa pela leitura de bons conteúdos Pensando nisso, selecionamos sites e podcasts que podem trazer muito desse conhecimento. Confira:

  • DSOP: Desenvolvido pelo doutor em Educação Financeira Reinaldo Domingos, o site aborda conteúdos do método DSOP: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.
  • Quero ficar rico: Blog do educador financeiro Rafael Seabra que traz assuntos sobre como poupar, investir e ganhar dinheiro.
  • Me poupe!: Neste site, a jornalista Nathalia Arcuri apresenta de uma forma simples e divertida vídeos, tutoriais e comparativos sobre finanças pessoais e dicas para o seu bolso.
  • Dinheirama: Podcast sobre educação financeira, bolsa de valores e muito mais.
  • Muito Risco Pouco Ego: Podcast que apresenta assuntos sobre investimentos com uma linguagem simples e em forma de entretenimento.

Outro canal repleto de informações é o blog da Conseg Consórcios. Nele, você pode achar diversos materiais sobre investimentos. Clique aqui e confira!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades