/ Educação Financeira

5 dicas para ter um bom planejamento financeiro pessoal

06 Apr 20
3 min

Você está precisando de ajuda para criar um bom planejamento financeiro pessoal? Neste post, trouxemos 5 dicas fundamentais para sua organização! Saiba mais.

Seja para realizar uma compra, fazer uma viagem ou apenas viver com mais tranquilidade, o planejamento financeiro pessoal é essencial. Ainda que não seja ensinado nas escolas, o hábito de organizar as contas deve começar desde cedo. Isso garante maior estabilidade ao longo da vida.

Mas afinal, o que é o planejamento financeiro pessoal? Resumidamente, é uma estratégia de organização para ter mais controle sobre a receita e as despesas mensais. Dessa forma, é possível gerir o próprio dinheiro com mais facilidade e responsabilidade.

Melhorar a saúde do seu bolso não é algo complicado. Basta seguir algumas regras simples, adaptando o cotidiano à renda que você já tem. Saiba como, a seguir!

5 dicas para ter um planejamento financeiro pessoal

Iniciar um planejamento financeiro pode ser um grande desafio, mas também algo muito recompensador. Mesmo quem acredita ter as despesas pessoais sob controle, pode se surpreender ao dar esse primeiro passo. Independente de renda, profissão ou idade, aplicar o conhecimento sobre finanças à vida nunca é demais.

Pensando nisso, a Conseg elaborou uma lista com 5 dicas, que irão te ajudar com seu planejamento financeiro pessoal. Confira:

1. Mantenha o controle das movimentações 

Anotar os gastos é uma tarefa simples e que pode fazer toda a diferença no seu planejamento mensal. 

Crie uma planilha de contas e a mantenha sempre atualizada. Registre os gastos e as receitas do mês. Depois, faça um balanço do quanto gastou e do valor que conseguiu poupar. 

Você pode criar uma planilha inteligente no Excel, por exemplo. Existem fórmulas que possibilitam à ferramenta realizar cálculos sozinha, bastando adicionar os valores nas linhas. 

Há ainda aplicativos que auxiliam no controle dos gastos, como o Guia Bolso e o Minhas Economias. Ambos podem ser baixados pelo Google Play ou Apple Store.

Conheça outros aplicativos para celular.

2. Estabeleça metas a longo prazo

Estabelecer metas no início facilita o planejamento financeiro pessoal. Isso porque é normal que você tenha mais empenho para poupar e se organizar financeiramente quando se alcança um objetivo. A ideia é utilizar esse primeiro passo para iniciar sua jornada. 

Veja alguns exemplos:

  • Sair do aluguel em 5 anos;

  • Comprar um carro 0km;

  • Comprar um apartamento para os filhos;

  • Construir um novo imóvel.

Você também pode criar metas de curto e médio prazo, como comprar um celular novo ou fazer uma viagem de férias. A cada conquista, se sinta livre para usar o dinheiro poupado com responsabilidade. Com o tempo, planejar os gastos se tornará um hábito.

3. Elimine as dívidas

Quitar as dívidas deve ser a prioridade ao realizar um planejamento financeiro pessoal. Assim, procure comprar à vista ou fazer aquisições que não tenham juros quando parceladas. 

4. Faça compras conscientes 

Antes de comprar algo, pense se aquilo é mesmo necessário ou pode esperar. Evitando compras por impulso, você também evita o acúmulo de dívidas ou o gasto indevido do seu dinheiro.

Uma dica extra é deixar a compra desse tipo de produto e/ou serviço como meta de curto prazo. Isso lhe dará mais tempo para pensar se é mesmo uma aquisição útil e se é a melhor hora de efetuar a compra.

5. Utilize técnicas para poupar

Há muitas formas de poupar dinheiro. Uma boa opção para quem deseja fazer isso por um período determinado é optar por um consórcio.

Além de ser um investimento de baixo risco, você reserva uma quantia mensal e estabelece um objetivo concreto — que pode ser desde um imóvel, até o upgrade de carro. 

O consórcio é uma forma segura de adquirir imóveis, carros e até mesmo serviços e viagens. Conheça mais sobre a modalidade no guia do consórcio e melhore sua educação financeira já!


Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades