/ Dicas da Conseg

Cota, grupo e plano de consórcio: o que significa?

20 Oct 20
3 min

Os termos sobre consórcio deixam você confuso? Para te ajudar, neste blog post explicamos o significado de algumas nomenclaturas que podem facilitar. Confira!

A cota é a mesma coisa que um plano de consórcio? E o grupo, como funciona? São várias as dúvidas de quem está pesquisando sobre o assunto.

Não se preocupe, neste blog post vamos explicar os significados e diferenças entre os termos cota, grupo e plano de consórcio. Além disso, também vamos mostrar como eles funcionam. Acompanhe a leitura!

Como funciona um consórcio

O consórcio é uma excelente maneira de você conquistar seus objetivos, como a compra de um carro ou casa por exemplo. Ele funciona de uma forma simples, porém muito segura.

Basicamente, podemos dizer que o consórcio reúne um grupo de pessoas interessadas em um mesmo propósito: de adquirir algum bem, mas que não dispõe do valor à vista para pagar. Para isso, elas se dispõem em pagar mensalmente um valor, sendo que a cada mês uma pessoa é contemplada e recebe o direito de utilizar o crédito arrecadado.

Todo o andamento do processo, da reunião das pessoas até a contemplação é realizado por uma administradora de consórcio. Ao final, quando todos tiverem recebido seus bens, o grupo é encerrado.

O que é uma cota de consórcio?

A cota de consórcio corresponde a um número que identifica o consorciado dentro de seu grupo. Sendo assim, isso inclui:

  • todo o histórico de seus pagamentos;
  • plano escolhido;
  • e as participações que ficam vinculados a essa numeração. 

Ela representa a parte do valor total que foi comprada. Nos sorteios mensais, os participantes não são conhecidos pelo nome, mas sim pela cota.

Como é formado um grupo de consórcio?

Pessoas com o mesmo interesse na compra de um determinado bem formam um grupo de consórcio. Os consorciados, como são chamados, contribuem com um valor mensal, durante o prazo estabelecido em contrato.

O número máximo de participantes em um grupo de consórcio equivale ao dobro de meses fixados para sua duração. Assim, se um consórcio de carro, por exemplo, tiver duração de 60 meses, no máximo poderá ter 120 integrantes.

Como se trata de uma compra em conjunto, é importante que cada consorciado cumpra com seus compromissos. Pois a inadimplência de um pode comprometer todos os demais. Por isso as parcelas devem ser pagas à risca.

O que significa plano de consórcio?

O plano de consórcio é a modalidade que a administradora oferece aos participantes para eles fazerem parte. Cada plano tem um prazo de duração, valor mensal e o bem desejado. Por exemplo, você pode aderir a um plano para a compra de um carro ou imóvel. Alguns planos podem durar até 100 meses. Por isso é importante que o consorciado busque todas as informações antes de fechar negócio.

Como entrar em um grupo de consórcio

Fazer parte de um grupo de consórcio é muito fácil. Basta você escolher seu tipo de grupo:

- em formação: é aquele em que ainda não ocorreu a primeira assembleia, nem o primeiro sorteio. Neste, você apresenta alguns documentos pessoais e já sai participando de um grupo.

- em andamento: neste já foram realizadas algumas (ou várias) assembleias. Para fazer parte deste grupo é preciso adquirir uma cota vaga, ou de reposição, negociada diretamente com a administradora. Existe ainda a possibilidade da compra da cota de um terceiro, neste caso sendo necessária a autorização da administradora do consórcio.

Viu como é fácil participar de um grupo de consórcio? Mas se ainda assim você tiver dúvidas relacionadas ao tema, no blog da Conseg é possível encontrar todas as explicações. Confira!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades