/ Dicas da Conseg

Construindo minha casa: como começar?

05 Aug 20
3 min

Construir uma casa permitirá a personalização cada detalhe, do número de cômodos, à quantidade de interruptores. :) Confira como começar essa empreitada!

O objetivo de ter uma casa própria vai muito além de possuir um imóvel para chamar de seu. Cada vez mais, pessoas buscam construir uma do zero, de acordo com suas necessidades e desejos. Porém, como o processo pode envolver muitas etapas, muitos ainda têm diversas dúvidas quando o assunto é construindo minha casa.

O primeiro passo definir as prioridades e saber o custo de cada detalhe. Quanto mais informação à disposição, maiores são as chances de economizar durante a construção.

Veja alguns passos importantes que devem ser considerados ao se construir a residência própria:

1. Faça um planejamento adequado

O primeiro passo para iniciar a construção, com certeza é o planejamento. É através dele, você terá uma previsibilidade de gastos para saber o quanto será necessário investir e economizar.

Uma boa organização inclui todos os passos de uma obra, que vai desde a escolha do terreno, até o acabamento de toda a casa. O ideal é que seja feita uma lista com todos os materiais necessários e ideias pensadas para cada cômodo. A contratação de bons profissionais também é essencial para manter o planejamento em ordem.

Além disso, um planejamento adequado começa muito antes do início da construção. É preciso se planejar financeiramente, saber todas as possíveis formas de aquisição e lembrar que obras desse porte demandam tempo e atenção. 

Por isso, converse com arquitetos, corretores de imóveis, paisagistas e engenheiros. Por vivenciarem essas situações diariamente, eles poderão ajudar — e muito — na definição dos custos e despesas envolvidas no processo.

2. Acompanhe toda a obra de perto

Não basta escolher um bom local e profissionais qualificados, se você não puder dar a devida atenção ao andamento da obra. Participar de todos os processos é uma forma de garantir que tudo saia como o planejado. Também é uma maneira de manter o orçamento dentro do previsto, já que é possível observar com frequência tudo que está sendo feito.

3. Opte por um bom terreno e por bons materiais

Mesmo com um lindo projeto de casa nas mãos, materiais de má qualidade e locais inadequados podem acabar com a tão desejada casa própria — e personalizada. É importante dar atenção aos detalhes, principalmente na hora de comprar o terreno do imóvel. 

Avalie o solo, o sistema de água e esgoto, as vias próximas ao local e a estrutura como um todo. Dessa forma, você nota se existe a necessidade de terraplanagem, fossa séptica etc. Procure por exemplos parecidos com o seu projeto de imóvel no mesmo local ou em locais próximos e tenha profissionais que possam garantir a qualidade e o bom estado do terreno.

O que devo saber antes de construir minha casa?

Após os primeiros passos para construir a casa dos sonhos, é necessário dar atenção para uma das partes mais importantes do projeto, a contratação dos profissionais. 

Lembrando mais uma vez que planejamento é fundamental para construir a casa ideal. Além de economizar dinheiro, é possível estipular o tempo de construção, decidir quais os melhores materiais para utilizar e de quebra diminuir os riscos de imprevistos.

Para quem já está se planejando para construir a casa própria, o consórcio pode ser uma excelente alternativa. Por ser uma forma de aquisição parcelada sem juros, essa modalidade auxilia no planejamento financeiro.

Como economizar na hora de construir a casa dos sonhos

Vou construir minha casa e preciso economizar. E agora? Essa é uma questão muito comum para quem está no início do processo de construção. Além de se planejar com antecedência, existem algumas dicas que podem ajudar a manter o orçamento inicial, sem que sejam necessários grandes cortes.

Veja a seguir:

  • Pesquise antes de comprar o material. Muitas vezes você consegue preços bem menores na barganha. Confira também lojas de fábrica ou outlets;

  • Considere materiais reutilizados. Além de trazer um ar cool à construção, é possível economizar um bom dinheiro;

  • Planeje os revestimentos. De azulejos cerâmicos para a cozinha a porcelanatos para a sala, eles representarão uma parcela considerável dos investimentos;

  • Determine o prazo e as etapas de construção. Para isso, conte com uma equipe para auxiliá-lo nesta tarefa: empreiteiros, engenheiros, arquitetos etc. 

-----

Como podemos ver, planejamento é a chave para construir a casa própria. Para te ajudar a planejar, a Conseg oferece um simulador de consórcio, que possibilita calcular a compra e o investimento necessário para sua próxima aquisição. Confira!


Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades