/ Dicas da Conseg

Consórcio para reforma: como funciona?

23 Sep 19
3 min

Renove sua casa do jeito que sempre quis utilizando a modalidade de consórcio para reforma! Descubra o que você precisa fazer e como tudo funciona neste artigo.


Reformas fazem parte da história de qualquer imóvel. Pode ser que você decidiu reformar porque a família está crescendo e vocês precisam mais espaço, ou porque a rede elétrica está desatualizada, ou mesmo porque vocês decidiram que simplesmente é hora de renovar o ambiente. Não importa o motivo da reforma, todas elas têm algo em comum: investimento vale à pena, mas pode ser bem alto.

A pergunta “como arcar com os custos?” é uma das primeiras a surgir, e o consórcio para reformas é uma ótima opção para você reformar o seu lar e deixá-lo do jeito que sonhou com muita segurança e tranquilidade.


Mas o que é consórcio?

O consórcio, basicamente, é uma modalidade de compra em que grupos de pessoas se reúnem em uma poupança coletiva para adquirir um bem em comum. O grupo arrecada o dinheiro necessário para a aquisição através de parcelas mensais, e, todo mês, um ou mais integrantes do grupo são contemplados para receber a carta de crédito com o valor do bem, pré-estabelecido em contrato. 

O que preciso fazer para usar minha carta de crédito em uma reforma?

As especificações para a realização da reforma são simples. Só é preciso que o imóvel:

  1. Esteja localizado no país;
  2. Seja urbano;
  3. Esteja no nome do consorciado;
  4. Livre de obrigações, como um financiamento, para que possa entrar como garantia.


Depois de ser contemplado, é hora de começar ativamente a sua reforma. Para isso, você vai precisar de alguns documentos, para que a administradora possa te acompanhar e ajudar. Normalmente, os documentos pedidos são:
  1. Memorial descritivo;
  2. Cronograma fisico-financeiro da obra;
  3. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do projeto e execução. 

Seguindo o cronograma, a administradora libera o crédito em etapas. No final de cada etapa, é necessário entregar os recibos e notas fiscais, além de fotos comprobatórias. A reforma completa pode ser paga com o consórcio. Tudo isso é só para garantir total transparência e sua segurança. 


Por que fazer consórcio para reformas?

Assim como todo consórcio, o para reformas é cheio de benefícios para sua saúde financeira. Uma que já mencionamos é que você consegue conquistar seus objetivos de longo prazo sem sofrer o peso dos juros. Mas as vantagens vão além disso.


Faça a reforma dos seus sonhos

Desde que seja para sua reforma, você tem liberdade de usar a carta de crédito como quiser. Sejam ampliações, pinturas, instalações elétricas ou até mesmo a construção de uma piscina, você usa seu crédito como deseja. 


Sem apertar o bolso

Fora a ausência de juros, no consórcio, você escolhe o valor das parcelas para que ele não comprometa seu orçamento. O consórcio te ajuda a poupar o dinheiro à longo prazo para que possa conquistar seu objetivo sem dificuldades. 


E com muita segurança

A CONSEG é regulamentada pelo Banco Central, ou seja, a segurança do consorciado é 100% garantida. Até o fim do grupo, todos os integrantes serão contemplados e receberão sua carta de crédito com o valor pré-acordado. Tudo é feito com muito cuidado e transparência para assegurar a sua tranquilidade.

Dos projetos menores aos mais inovadores, é possível se planejar e realizar a reforma ideal através do consórcio. A CONSEG tem uma variedade de planos para você encontrar o melhor para você. Faça a sua simulação e comece hoje a reforma dos seus sonhos!


Por Conseg
Oferecemos os melhores consórcios automóveis do mercado, trabalhando há mais de 25 anos no mercado.

Fique por dentro das nossas novidades