/ Consórcios

Como usar um consórcio para quitar financiamento?

18 Nov 19
2 min

O consórcio é uma modalidade de investimento bastante versátil. Ele pode ser usado para adquirir carros, imóveis, e também para quitar financiamento. Confira!

O consórcio é um investimento extremamente versátil. Para quem não sabe, dependendo do modelo de consórcio, é possível utilizar a carta de crédito para muitas outras coisas, que vão além de carros e imóveis. A lista é bastante generosa e além de bens, também contempla serviços e até mesmo oferece a possibilidade de quitar um financiamento.

Confira as principais formas de utilizar a carta de crédito de um consórcio:

  • Aquisição de imóvel, planta ou terreno para construção;

  • Aquisição de automóvel;

  • Serviços de construção ou reforma;

  • Quitação de financiamentos.

Quitar um financiamento utilizando uma carta de crédito é mais fácil do que parece. As regras estabelecidas pela administradora do consórcio garantem que o pagamento seja feito de acordo com a lei do consórcio, quando escolhida essa alternativa.

Continue lendo o conteúdo e saiba mais!

Como usar a carta de crédito para quitar um financiamento

Como dissemos, a carta de crédito adquirida por meio do consórcio é bastante flexível. Segundo a lei, é necessário que os dois contratos estejam no nome da mesma pessoa e o financiamento deve responder a categoria da cota. Isso significa que não é possível quitar o financiamento de um carro com um carta de crédito de imóvel, por exemplo.

Uma das vantagens de quitar o financiamento dessa forma é a redução de juros que o consórcio proporciona. O participante pode pedir um desconto no boleto de quitação, afinal, com o valor do crédito da carta em mãos, você tem o poder da negociação na redução dos juros em troca da quitação. O boleto deverá ser pago diretamente pela administradora. 

As financeiras costumam oferecer o desconto ou a redução de juros do financiamento como forma de incentivar o pagamento mais rápido. Por isso, é importante que, ao optar por essa alternativa, o consorciado confira os valores proporcionais concedidos pelo banco ou financeira responsável.

Quando o consorciado é contemplado e o processo é aprovado pelo banco, é dever do participante fornecer o boleto de quitação para a administradora ou realizar o contato com a financiadora.

Regras para quitar um financiamento por meio de consórcio

A quitação de um financiamento por meio do consórcio é autorizada pelo Banco Central. A lei estabelece regras que visam a proteção dos participantes do grupo e da administradora, que deverá realizar o pagamento dos débitos, diante do acordo entre ela e o consorciado.

Veja as regras para utilizar a carta de crédito para quitar o financiamento:

  • saldo devedor deve ser compatível com o valor da carta de crédito adquirida;

  • O financiamento deve ter o mesmo gênero do consórcio, ou seja, consórcio habitacional só pode quitar um financiamento de imóveis e assim por diante;

  • Ao optar pelo pagamento de um financiamento com o consórcio, o bem não pode ser vendido até que esteja inteiramente quitado;

  • O bem deve ser vistoriado para garantir a segurança financeira do grupo, atendendo todos os critérios estabelecidos pelo departamento financeiro da administradora. 

Essas regras são válidas para grupos de consórcio formados após fevereiro de 2009, quando a lei sofreu pequenas modificações.

----

Esse conteúdo foi relevante para você? Acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo que você precisa saber antes de começar o seu consórcio!


Por Conseg
Oferecemos os melhores consórcios automóveis do mercado, trabalhando há mais de 25 anos no mercado.

Fique por dentro das nossas novidades