/ Educação Financeira

Consórcio ou financiamento: qual é o melhor?

20 Oct 20
3 min

Quem deseja adquirir um imóvel e não possui o valor a vista pode se deparar com dúvidas ao escolher entre consórcio ou financiamento. Confira a melhor opção!

Sair do aluguel e ter um imóvel próprio está entre os principais objetivos de vida dos brasileiros. E não é para menos, já que o custo do aluguel mensal pode chegar a mais de 30% da renda total de uma família. E para conquistar a tão desejada casa própria, as principais opções são o financiamento e o consórcio.

Para esclarecer algumas dúvidas e ajudar na sua decisão, elaboramos um conteúdo especial sobre consórcio e financiamento de imóveis. Veja a seguir as principais diferenças entre as duas modalidades e qual é a melhor opção para conquistar sua casa nova.

O que é consórcio?

O consórcio pode ser considerado uma compra planejada, com pouca variação de valor e paga de forma parcelada. Funciona por meio de um grupo de consorciados, gerenciados por uma administradora especializada em consórcios. O grupo paga um número pré-definido de parcelas, com o objetivo de comprar o bem desejado. Todos os meses acontecem assembleias gerais, onde consorciados são sorteados para receber sua carta de crédito. 

Após a análise de documentos, o sorteado pode utilizar o dinheiro da sua carta de crédito para comprar o imóvel desejado. Os pagamentos das parcelas continuam sendo feitos, mesmo após o sorteio. Isso garante que todos os integrantes do grupo recebam o mesmo valor para compra, do início ao fim do consórcio.

Não há cobrança de juros, apenas o ajuste das parcelas de acordo com o indice escolhido para as atualizações. Isso acontece pois, caso não houvesse, o poder de compra de quem recebe a carta de crédito no início e no final seriam diferentes devido à inflação. 

Dessa maneira, quem opta pela aquisição de um imóvel por essa modalidade deve se planejar para pagar parcelas fixas, que são divididas em:

  • Taxa de Administração;
  • Fundo de Reserva;
  • Fundo Comum;
  • Seguro Prestamista (ou como é mais conhecido, Seguro de Vida).

Para entender melhor todas as regras e como funciona o consórcio, você pode ler o guia do consórcio, um conteúdo elaborado especialmente para tirar todas as dúvidas sobre a modalidade.

O que é financiamento?

O financiamento é outra forma de aquisição que não exige pagamento total imediato, mesmo permitindo que o bem seja comprado imediatamente. Apesar de ser uma forma mais rápida de adquirir um imóvel, o financiamento, na maioria das vezes, acaba saindo muito mais caro do que outras modalidades de compra

O que acontece é que para o banco financiar seu imóvel, por exemplo, são cobrados juros mensais, até que toda a dívida seja quitada. Quanto mais parcelas existirem, maior será o montante pago em juros. Além disso, as correções monetárias aplicadas ao longo do financiamento, são previstas em contrato e podem fazer com que o valor total pago seja duas vezes mais do que realmente vale o imóvel. Em muitos casos é preciso ter um valor considerável para dar uma entrada.

O processo para iniciar um financiamento pode ser bastante longo e burocrático. É necessário reunir todos os documentos solicitados, antes de dar entrada e não ter restrições em órgãos de proteção ao crédito. O FGTS pode ser usado como entrada para o pagamento das parcelas e o prazo de quitação da dívida pode variar, chegando até 420 meses, ou seja, 35 anos.

Consórcio X financiamento: qual a melhor opção?

As duas opções oferecem ao comprador uma forma mais fácil de adquirir o imóvel, já que não nenhuma das duas exige pagamento total de uma única vez.

Com o financiamento você tem a possibilidade de ter o carro em um curto espaço de tempo.Já o consórcio tem pouca variação na parcela, apesar do prazo mais longo, seguindo a mesma base de valor, do começo ao fim do período de pagamento. Além disso, com o consórcio é possível se planejar antes de realizar a compra, podendo utilizar a carta de crédito de maneira mais assertiva. Vale lembrar também que caso você opte por essa forma de pagamento e não queira esperar muito tempo, poderá dar um lance ou ainda ser sorteado.

 

Veja outros benefícios de um consórcio para imóveis.

 

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades