Quem deseja adquirir um imóvel e não possui o valor a vista pode se deparar com dúvidas ao escolher entre consórcio ou financiamento. Confira a melhor opção!
Sair do aluguel e ter um imóvel próprio está entre os principais objetivos de vida dos brasileiros. E não é para menos, já que o custo do aluguel mensal pode chegar a mais de 30% da renda total de uma família. E para conquistar a tão desejada casa própria, as principais opções são o financiamento e o consórcio.
Para esclarecer algumas dúvidas e ajudar na sua decisão, elaboramos um conteúdo especial sobre consórcio e financiamento de imóveis. Veja a seguir as principais diferenças entre as duas modalidades e qual é a melhor opção para conquistar sua casa nova.
O que é consórcio?
O consórcio pode ser considerado uma compra planejada, com pouca variação de valor e paga de forma parcelada. Funciona por meio de um grupo de consorciados, gerenciados por uma administradora especializada em consórcios. O grupo paga um número pré-definido de parcelas, com o objetivo de comprar o bem desejado. Todos os meses acontecem assembleias gerais, onde consorciados são sorteados para receber sua carta de crédito.
Após a análise de documentos, o sorteado pode utilizar o dinheiro da sua carta de crédito para comprar o imóvel desejado. Os pagamentos das parcelas continuam sendo feitos, mesmo após o sorteio. Isso garante que todos os integrantes do grupo recebam o mesmo valor para compra, do início ao fim do consórcio.
Não há cobrança de juros, apenas o ajuste das parcelas de acordo com o indice escolhido para as atualizações. Isso acontece pois, caso não houvesse, o poder de compra de quem recebe a carta de crédito no início e no final seriam diferentes devido à inflação.
Dessa maneira, quem opta pela aquisição de um imóvel por essa modalidade deve se planejar para pagar parcelas fixas, que são divididas em:
- Taxa de Administração;
- Fundo de Reserva;
- Fundo Comum;
- Seguro Prestamista (ou como é mais conhecido, Seguro de Vida).
Para entender melhor todas as regras e como funciona o consórcio, você pode ler o guia do consórcio, um conteúdo elaborado especialmente para tirar todas as dúvidas sobre a modalidade.
O que é financiamento?
O financiamento é outra forma de aquisição que não exige pagamento total imediato, mesmo permitindo que o bem seja comprado imediatamente. Apesar de ser uma forma mais rápida de adquirir um imóvel, o financiamento, na maioria das vezes, acaba saindo muito mais caro do que outras modalidades de compra.
O que acontece é que para o banco financiar seu imóvel, por exemplo, são cobrados juros mensais, até que toda a dívida seja quitada. Quanto mais parcelas existirem, maior será o montante pago em juros. Além disso, as correções monetárias aplicadas ao longo do financiamento, são previstas em contrato e podem fazer com que o valor total pago seja duas vezes mais do que realmente vale o imóvel. Em muitos casos é preciso ter um valor considerável para dar uma entrada.
O processo para iniciar um financiamento pode ser bastante longo e burocrático. É necessário reunir todos os documentos solicitados, antes de dar entrada e não ter restrições em órgãos de proteção ao crédito. O FGTS pode ser usado como entrada para o pagamento das parcelas e o prazo de quitação da dívida pode variar, chegando até 420 meses, ou seja, 35 anos.
Consórcio X financiamento: qual a melhor opção?
As duas opções oferecem ao comprador uma forma mais fácil de adquirir o imóvel, já que não nenhuma das duas exige pagamento total de uma única vez.
Com o financiamento você tem a possibilidade de ter o carro em um curto espaço de tempo.Já o consórcio tem pouca variação na parcela, apesar do prazo mais longo, seguindo a mesma base de valor, do começo ao fim do período de pagamento. Além disso, com o consórcio é possível se planejar antes de realizar a compra, podendo utilizar a carta de crédito de maneira mais assertiva. Vale lembrar também que caso você opte por essa forma de pagamento e não queira esperar muito tempo, poderá dar um lance ou ainda ser sorteado.
Veja outros benefícios de um consórcio para imóveis.
