/ Dicas da Conseg

Comprar um imóvel: quais fatores levar em consideração?

18 Nov 19
4 min

Você não sabe ao certo o que verificar antes de comprar um imóvel? Nós elencamos 7 fatores que você precisa checar. Confira!

Se você está pensando em comprar um imóvel, certamente já encontrou por aí algumas dicas sobre o que analisar antes de fechar a compra. Localização, preço, tamanho do imóvel, são apenas alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora da aquisição.

Porém, definir como a compra será feita é um passo essencial! Dentre as diversas opções disponíveis no mercado, em grande parte delas você terá que arcar com as taxas de juros.

Nesse sentido, o consórcio é uma excelente alternativa para quem está buscando comprar um imóvel e tem receio de adquirir uma dívida. Ao contrário de outras opções, essa modalidade permite um planejamento mais detalhado. Sabe por quê? Do começo ao fim, as parcelas passam por poucos ajustes, e sem cobrar juros!

Além da escolha da modalidade, há outros aspectos importantes que você deve levar em consideração. Vamos lá!

Novo ou usado: qual imóvel escolher?

Comprar um imóvel pronto pode ser muito mais fácil do que construir algo do zero. Ao mesmo tempo, muitas pessoas não querem abrir mão de morar em um lugar totalmente planejado para a sua família. As duas opções são válidas e o importante é ajustar a sua compra ao valor de investimento que você possui.

Entre escolher um imóvel na planta ou adquirir um já habitado, existem aqueles prontos para morar. Isso significa que a casa ou apartamento já foram finalizados pela construtora, porém o comprador será o primeiro morador.

Um ponto muito importante é verificar todos os documentos antes de fechar a compra. Veja a lista de documentos e informações importantes que devem ser exigidas antes de finalizar a compra de um imóvel:

  • cópia da matrícula do imóvel atualizada;

  • certidão negativa de débitos na junta comercial;

  • certidão negativa de débitos trabalhistas;

  • IPTU e condomínio, no caso de apartamentos/residenciais

  • documento de desapropriação.

7 passos antes de comprar um imóvel

Comprar um imóvel é um grande investimento. A decisão pode mudar todo o planejamento familiar e financeiro do comprador e por isso, deve ser feita com calma.

Para te ajudar, fizemos uma lista com alguns pontos que requerem atenção antes de comprar um imóvel.

Veja agora 7 passos para seguir antes de fechar negócio:

  1. Localização e vizinhança

A localização é um dos pontos mais importantes na hora de escolher o imóvel. Saber se o bairro é tranquilo, se a rua é acessível e se os vizinhos são agradáveis têm um grande peso na decisão.

Visite o local mais de uma vez antes de finalizar a compra. Converse com vizinhos e veja as impressões de quem já mora no local. Procure por mercados, farmácias, academias e outros locais que fazem parte da sua rotina diariamente. Isso pode interferir na tomada de decisão.

  1. Documentação

Como dito anteriormente, existe uma série de documentos que devem estar em ordem antes de finalizar a compra. Desconfie de proprietários que não forneçam os dados prontamente e esteja seguro de ter todos os documentos em ordem antes da assinatura do contrato.

  1. Preço

Independente da opção escolhida para a aquisição, é preciso avaliar as condições de pagamento do imóvel. Pesquise valores dos imóveis ao redor e desconfie de ofertas muito abaixo da média. Lembre-se de calcular também os custos extras que podem surgir pelo caminho. Um vazamento, uma pintura ou até uma pequena obra fazem parte da mudança e acabam mexendo com o orçamento. 

Às vezes, o imóvel pode conter algum tipo de problema não visível e, na tentativa de se livrar da responsabilidade, ele é colocado à venda por um preço super abaixo da média. Já pensou adquirir um apartamento exatamente da maneira que você quer e descobrir que o valor do condomínio não cabe no seu orçamento? 

Por isso é importante se certificar das condições do imóvel e sempre suspeitar se o valor estiver muito abaixo que o praticado em mercado. 

  1. Estado de conservação e estrutura

Antes de realizar a compra do imóvel, faça uma boa vistoria. Verifique tudo, desde condições da estrutura, a rede de esgoto, água e luz. Veja o estado de preservação de portas, janelas, chaves e portões. Tenha certeza de que os custos de reparos, quando necessários, não ultrapassem o valor pretendido no planejamento. 

  1. Segurança

Certifique-se de que, além de estar em um lugar seguro, o imóvel é seguro também. Caso seja em um condomínio fechado ou apartamento, por exemplo, é necessário analisar a estrutura oferecida aos moradores, como interfones com tags, câmeras de segurança e portaria.

  1. Ter um bom corretor

Um corretor que preza pelo bem de seu cliente é essencial. Em alguns casos, os corretores querem fechar a venda apenas pela comissão e podem colocar o próprio interesse à frente do cliente.

Busque por indicação de corretores com amigos e familiares e esteja seguro antes de finalizar a compra. 
  1. Pensar no futuro

O tamanho do imóvel deve ser avaliado antes da compra. Casais com filhos possuem necessidades diferentes de um universitário, por exemplo. Mesmo assim, é preciso pensar em como será morar no local alguns anos depois de comprá-lo. 

Analise o tamanho, a localização e principalmente os planos para o futuro antes de realizar a compra do seu imóvel. 

-----
Como você aprendeu, comprar um imóvel exige análise e planejamento. Por isso, a Conseg tem várias opções de consórcio para você planejar a sua próxima aquisição agora mesmo!



Por Conseg
Oferecemos os melhores consórcios automóveis do mercado, trabalhando há mais de 25 anos no mercado.

Fique por dentro das nossas novidades