Está pensando em adquirir uma carta de crédito contemplada? Antes de fechar negócio, saiba o que é permitido e quais cuidados ter ao longo desta modalidade.
No consórcio, a carta de crédito permite a compra do bem desejado. De forma resumida, é como se o consorciado recebesse um vale-compra para negociar o item que tanto quer. Ela pode ser concedida através de sorteio ou lance. Porém, existe outra opção à qual muita gente recorre: a carta de crédito contemplada.
Entenda mais sobre o assunto e conheça as vantagens e desvantagens que ela apresenta, em nosso blogpost!
O que é uma carta de crédito contemplada?
A carta de crédito contemplada, como o próprio termo já diz, dá poderes de compra ao titular sobre o bem que ele deseja. Sendo assim, a pessoa não precisa mais esperar ser sorteada, ou tampouco dar um lance para adquirir o item. No caso, é necessário esclarecer que ela pertence a quem adquiriu o consórcio.
É permitido a esse titular transferir a carta de crédito contemplada para um terceiro. Ao receber o documento, ele terá os mesmos direitos de usar o valor da carta para comprar o bem, que pode ser um veículo ou uma casa, por exemplo.
Como funciona a transferência da carta de crédito?
Uma das maiores dúvidas de quem tem interesse em consórcios é saber como funciona a transferência da carta de crédito contemplada.
Apesar de ser um processo permitido por lei, é importante estar atento a alguns fatores. Um deles é que a administradora do consórcio deve aprovar primeiro a transferência da carta contemplada.
Passo a passo da transferência de uma carta de crédito contemplada
1) Peça à administradora a declaração de que a carta de crédito contemplada é verdadeira. Nesse documento deve constar a data da assembleia de contemplação, o valor do crédito e as garantias que devem ser apresentadas para o seu uso.
2) Consulte se o contrato que está sendo transferido pertence a uma empresa de consórcio autorizada pelo Banco Central.
3) Vá até a administradora do consórcio para assinar o termo de transferência. Como todo documento, é aconselhável ler tudo com muita atenção.
Quais são as principais vantagens e desvantagens?
Vantagens
- Você tem acesso ao crédito imediatamente. Ou seja, não vai esperar ser sorteado nas assembleias nem oferecer lances para conquistar seu objetivo.
- Com a carta de crédito contemplada em mãos o poder de negociação é maior, já que ela te permite fazer a compra do bem e pagar à vista.
- Não há incidência de juros como em outras modalidades (financiamento etc).
Desvantagens
- Você pode ser vítima de golpe. Infelizmente, pessoas de má-fé negociam cartas de crédito falsas ou com restrições que impossibilitam o acesso ao valor.
- Para ter acesso a carta contemplada, geralmente é cobrado cerca de 30% a mais do valor do crédito.
Alguns cuidados ao adquirir uma carta de crédito contemplada
Confira toda a documentação antes de fechar negócio. Solicite ao consorciado que está vendendo a cota, por exemplo, a cópia do regulamento do consórcio, todos os extratos dos pagamentos realizados e a declaração de contemplação e crédito disponível.
Além disso, tenha a administradora do consórcio como intermediária do negócio. No caso de dúvidas, recorra ao seu representante para esclarecer todos os pontos.
Gostou de saber como funciona a carta de crédito contemplada? Leia mais, em nosso blog!
