/ Dicas da Conseg

Como fazer parte de um consórcio

02 Jul 20
2 min

Você não sabe se é possível participar de um consórcio, sem ter um valor de entrada? Para fazer parte dessa modalidade, é muito fácil! Saiba como, nesse post.

Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer um consórcio, este post vai acabar de vez com todas elas! Essa modalidade é descomplicada e ideal para quem deseja conquistar a casa própria ou ter aquele carro 0km na garagem, com segurança. 

De maneira resumida, para participar de um consórcio, basta pagar as parcelas mensais e acompanhar as assembleias em que serão sorteados os contemplados. Se chegar a sua vez, você recebe o aviso de contemplação e inicia as etapas para aprovação do seu crédito e, então, está pronto para adquirir seu bem à vista.

Confira algumas vantagens dessa modalidade de pagamento.

Como fazer um consórcio: 4 motivos para investir no seu

Fazer um consórcio não exige uma entrada

A falta de um valor para dar de entrada atrapalha os seus planos de comprar um imóvel ou automóvel? Então, esta é uma das principais vantagens que podemos destacar para quem tem dúvidas sobre como fazer um consórcio.

Nenhum valor é exigido para integrar um grupo, apenas o pagamento das parcelas mensais, que já inclui a taxa administrativa. E o mais bacana é que você sabe direitinho o custo de cada item, sem surpresas ou pegadinhas de contrato.

A aprovação do crédito se dá no momento da contemplação

No momento em que você adquire um consórcio, não é preciso comprovar sua renda. Inclusive, se tiver alguma restrição no seu nome, isso não é um impedimento para entrar em um grupo

O que ocorre, geralmente, é uma pesquisa sobre a capacidade financeira no momento da adesão. Afinal, o objetivo do consórcio é que todos tenham direito ao crédito e, agora nesse momento, a comprovação acontece. 

Você pode comprar sua cota mesmo com alguma restrição no seu nome e terá o tempo para ajustar a situação. Mas o essencial é o planejamento. Isso porque, quando for contemplado, para a aprovação da liberação do crédito, você terá que estar com o seu CPF regularizado.

É possível fazer um consórcio a partir de 18 anos

Se você é jovem e tem dúvidas sobre como fazer um consórcio, saiba que a partir de 18 anos é possível participar desta modalidade. Isso porque, segundo o Código Civil Brasileiro, acima desta idade, a pessoa física já é considerada plenamente capaz.

O consórcio é ideal para pessoas que não têm pressa

O consórcio funciona como um investimento a longo prazo. Por isso, é ideal para quem não tem pressa ou sabe o valor de se planejar financeiramente.

Dessa forma, você paga as parcelas e aguarda todo mês o sorteio. Isso pode ocorrer logo, mas também é preciso ter em mente que o seu contrato pode ser o último do grupo.

Como nós já falamos no início, a vantagem é que as parcelas não têm juros, diferente do financiamento. Ah, também existe a possibilidade de a pessoa dar um lance, encurtando o caminho para receber a carta de crédito.

---
Viu
como fazer um consórcio é fácil e acessível para todos, inclusive para você? Que tal acessar nosso simulador e fazer a simulação do seu consórcio? É rapidinho!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades