/ Dicas da Conseg

Como entrar em um grupo de consórcio?

05 Aug 20
3 min

Está pensando em entrar em um grupo de consórcio? Confira o que você precisa para fazer parte desta modalidade e ficar a um passo de conquistar seu objetivo!

Conquistar um carro novo ou uma casa própria envolve alguns caminhos. E um deles pode ser entrar em um grupo de consórcio. Porém, quem toma esta decisão acaba ficando em dúvida sobre como escolher a opção ideal.

Neste post, vamos explicar todos os passos para que isso aconteça e o que você deve levar em conta antes de fechar um contrato com a administradora. Confira!

Como funciona o consórcio?

O consórcio é composto por pessoas que se unem com o objetivo de criar uma poupança em comum para a compra de bens móveis, imóveis ou serviços.

E como participar de um? É muito simples: o consorciado adquire uma cota e passa a fazer parte de um grupo. Todos os meses, ele paga sua cota e participa de um sorteio de contemplação, que é feito através da Loteria Federal ou globo giratório. É possível antecipar este processo ainda, oferecendo lances para conquistar a carta de crédito.

A grande vantagem do consórcio é que, nesta modalidade, não há incidência de juros - diferente de um financiamento.

Como entrar em um grupo de consórcio?

Existem duas maneiras de entrar em um grupo de consórcio:

Grupo em formação

Como o próprio nome diz, é aquele grupo que está em processo de formação. Nesta fase, a administradora do consórcio reúne os participantes para constituírem um grupo. Por isso, nenhuma assembleia de contemplação foi realizada, e ninguém ainda recebeu a carta de crédito.

Grupo em andamento

Você pode entrar em um grupo que já foi formado e que teve sua primeira assembleia. Para isso, há duas formas: comprando uma cota vaga ou de terceiros. Na primeira situação, você deve conversar com a própria administradora e terá de pagar a mesma quantidade de prestações que os demais participantes já desembolsaram.

No compra da cota de terceiros, você também precisará de autorização da administradora. É importante alertar que, neste caso, você deverá assumir integralmente os direitos e as obrigações do consorciado que está sendo substituído.

Como escolher o consórcio certo?

Chegamos à uma dúvida que muitas pessoas têm ao entrar em um grupo de consórcio. E não é para menos; afinal, você está tomando uma grande decisão.

Em relação à administradora de consórcio, é importante avaliar o histórico da empresa, como ela se relaciona com consorciados e se fornece informações claras sobre o contrato. Por falar nele, é fundamental que você conheça todas as cláusulas. Ler com atenção e cuidado pode ajudar nesse processo.

Já quando falamos da parte pessoal, você precisa observar a quantidade e o valor das parcelas. Afinal, estará se comprometendo perante o grupo de que vai honrar com os seus compromissos até o fim do contrato.

Entrar em um grupo de consórcio não precisa ser complicado, basta avaliar o que é melhor para o seu momento de vida.

Quer contar com alguém de confiança e experiência no mercado? A Conseg pode ajudar!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades