/ Dicas da Conseg

Carta de crédito de automóvel contemplada: qual é o próximo passo?

06 Apr 20
3 min

Confira o que acontece após ter sua carta de crédito de automóvel contemplada!


Quem inicia um consórcio não apenas espera realizar uma aquisição, como também deseja ser um dos primeiros sorteados, podendo assim adiantar sua compra. Como podem existir algumas dúvidas sobre o processo e toda informação é bem-vinda, que tal entender melhor o que fazer ao ter a carta de crédito contemplada?

A carta de crédito é o valor que o consorciado irá receber para a compra do seu bem, isso após ter sido contemplado e ter passado pelo processo de aprovação para a liberação do mesmo.

Esse valor é pré-determinado em contrato e é formado pelas parcelas que todos os participantes do grupo pagam mensalmente. O automóvel escolhido para a compra é negociado pelo consorciado e pago diretamente pela administradora, por meio do valor estipulado na carta de crédito.

Todo mês, um consorciado é contemplado por sorteio realizado em assembleia, passando a ter direito sobre sua carta de crédito. Outra forma de ter a carta de crédito contemplada é oferecendo lances.

É fundamental acompanhar os resultados dos sorteios e estar com os seus contatos atualizados. Algumas administradoras, como a Conseg, por exemplo, entram em contato com todos os contemplados, por isso é importante estar sempre atento.

Minha cota foi contemplada, e agora?


Depois de ter a carta de crédito contemplada, o consorciado deve seguir os próximos passos. Para garantir a compra, é necessários apresentar documentos e comprovantes de renda, de acordo com as solicitações da administradora.

Veja abaixo o que fazer após ter a carta de crédito do seu consórcio contemplada:

1. Organizar a documentação  

A exigência de documentos é simples e varia de acordo com o bem desejado e se é pessoa física ou jurídica Alguns são necessários independente dos bens, como:

Cópia de RG e CPF ou CNPJ;

  • Ficha cadastral completa e assinada;

  • Cópia do comprovante de residência atualizado.


Vamos tratar da documentação para aquisição de veículos. Além dos documentos citados acima, também é necessário apresentar:

  • Dados do automóvel, como modelo, cor e ano de fabricação;

  • Nota fiscal original;

2. Apresentar as garantias

Para que o valor da carta de crédito contemplada seja efetivamente liberado, a administradora precisa avaliar seu cadastro. Os contemplados não podem ter restrições de nome contando em órgãos de proteção ao crédito, serem menores de 18 anos ou maiores de 65. 

É aqui também que as avaliações de fiador, quando necessárias, são feitas. Com o cadastro avaliado e aprovado, a carta de crédito é liberada em poucos dias, tendo o prazo limite de 45 dias para ser utilizada.

3. Comprovar renda

Dependendo do percentual pago na cota, o consorciado deve apresentar documentos de comprovação de renda, como:

  • Declaração mais recente do imposto de renda;

  • 3 últimos contracheques;

  • Cópia da carteira de trabalho, constando o último registro de trabalho;

Em casos de aposentados, deve-se apresentar cópia do cartão do benefício e o último extrato de pagamento.

Com todo a parte de documentação resolvida, é hora de escolher o bem de aquisição e aproveitar! Vale lembrar que, mesmo após a contemplação, o consorciado deve seguir com o pagamento de suas parcelas até o fim do prazo do grupo.

Outros dois pontos muito importantes para o consorciado é saber o que fazer quando falta e quando sobra crédito para a aquisição. Por ser um modelo de compra flexível e bastante prático, o consórcio permite que que a compra seja realizada nos dois casos.

  • Falta de crédito para a aquisição: nesse caso, o consorciado pode acrescentar o valor restante para completar a compra, utilizando a própria renda.

  • Sobra de crédito para a aquisição: Se isso acontecer, o consorciado pode utilizar o valor a mais para quitar parcelas restantes ou para custear despesas com documentação de compra. 

Agora que você já sabe como funciona a carta de crédito de automóvel contemplada, a Conseg lhe convida a fazer a simulação do seu consórcio. Descubra agora mesmo como realizar um planejamento financeiro para sua próxima aquisição.


Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades