/ Dicas da Conseg

7 dicas para evitar compras por impulso

25 Sep 20
2 min

Você precisa economizar dinheiro para conquistar um bem mais caro? Sendo assim, evitar compras por impulso é uma ação fundamental. Saiba como controlá-la!

Quem quer poupar dinheiro ou economizar para comprar algum bem mais significativo deve evitar compras por impulso. Assim, adquirir algo sem se planejar pode acabar sabotando, ou até mesmo inviabilizando, a tentativa de guardar um valor no fim do mês.

Apenas para você ter uma ideia, uma pesquisa revelou que quase 60% dos consumidores acabam comprando sem pensar. Esse mesmo estudo apontou que roupas, calçados e acessórios estão no topo das aquisições mais feitas dessa forma.

Quer fugir desse grupo e começar a economizar dinheiro de verdade? Então, confira essas 7 dicas para evitar compras por impulso:

Como evitar compras por impulso em 7 passos?

1. Faça listas do que precisa comprar

As listas são ótimas companheiras, principalmente na hora de ir ao supermercado! Porém, elas também são muito úteis naqueles passeios ao shopping ou nas lojas de rua. Com as listas, você consegue ter a noção exata do que precisa comprar, não dando margem para levar aquilo que é supérfluo.

2. Defina orçamentos para diferentes categorias

Ter orçamentos definidos para cada prioridade vai ajudá-lo a evitar compras por impulso. Isso porque, ao identificar o quanto você tem disponível para gastar com o item desejado, saberá se pode fazer tal gasto ou não. Outra vantagem é que, assim, se torna mais fácil perceber se você está saindo do seu propósito. Então, estabeleça limites claros para cada situação e se comprometa em seguir à risca a quantia determinada.

3. Controle todos os gastos

Nem só de compras de maior valor são feitos nossos gastos. É nos pequenos pagamentos que o dinheiro pode literalmente sumir da sua carteira. Então, da compra do cafezinho na padaria ao abastecimento do carro, fique atento a cada tipo de gasto. Você pode acabar se surpreendendo com as pequenas compras e o montante final que elas representam.

4. Pesquise e compare preços

Quem busca e compara, consegue melhores preços e, por consequência, economiza dinheiro. Essa pesquisa vale para tudo: roupas, calçados e até compras no supermercado. O importante é encontrar onde estão as melhores ofertas. Para isso, use e abuse do poder da Internet para ajudar você nessa missão.

5. Evite compras parceladas

Sempre que possível, evite parcelar compras. Além dos juros embutidos, a modalidade passa a falsa sensação de que você pode gastar um pouco mais naquele mês - o que nem sempre ocorre. Se você quer evitar compras por impulso, busque comprar tudo à vista. Com o pagamento no ato, você tem maior poder de barganha e percebe o custo real do produto.

6. Não faça compras triste ou irritado

Teve um dia terrível no trabalho? Os problemas em casa estão te chateando? Sem dúvidas, qualquer uma dessas situações deixa a gente triste. Mas isso pode servir de gatilho para querer comprar algo como forma de compensar o dia ruim. E nessas horas que você pode gastar aquilo que não tem.

Por isso, a recomendação é: respire e pense muito antes de procurar um produto (seja comida, roupas ou qualquer outra coisa) para aliviar a tensão.

7. Adie todas as compras

Precisa comprar muito algo? Deixe para amanhã! Essa espera ajuda você a identificar se realmente precisa daquele item ou se é apenas um desejo de adquirir tal produto. Desta maneira, com certeza, você conseguirá evitar compras por impulso.

Quer mais dicas sobre economia e planejamento financeiro? Confira nosso blog!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades