/ Educação Financeira

6 dicas para pagar suas dívidas

20 Oct 20
2 min

Confira, neste post, algumas dicas sobre como pagar dívidas para ajudar quem está procurando soluções para melhorar a sua saúde e situação financeira pessoal.

Sair do endividamento é, sem dúvidas, um desafio para muitos brasileiros; principalmente no atual cenário econômico de nosso país. Tem quem se sinta dentro de um labirinto, sem saber ao certo qual caminho seguir para deixar essa situação.

A boa notícia é que existem maneiras de ter uma vida mais tranquila.

Se este for o seu caso, confira 6 dicas sobre como pagar dívidas para você se livrar dessa condição de uma vez por todas!

Como pagar dívidas em 6 passos básicos

1. Defina - e siga - um orçamento mensal

Quanto mais definido for o orçamento, mais rápido você vai identificar maneiras de como se livrar das dívidas. O importante é anotar tudo o que recebe e também o que precisa pagar naquele mês. Ao seguir fielmente seu planejamento financeiro, você vai conseguir cada vez mais equilibrar as contas e deixar as pendências para trás.

2. Busque uma renda extra

Você cortou tudo o que podia e, mesmo assim, falta dinheiro? Talvez seja a hora de buscar uma renda extra para cobrir os seus gastos. Use seu talento – todos têm algum – nas horas livres para alguma ocupação remunerada. Se não consegue identificá-lo de imediato, quem sabe se desfaça de alguns itens que não usa mais para juntar um dinheiro extra. Às vezes, a receita que você precisa pode estar investida em algo jogado no canto da casa.

3. Alinhe a economia com toda a família

Uma das coisas mais importantes sobre como pagar dívidas está no diálogo com a família. É preciso a colaboração de cada membro para cortar e/ou evitar gastos. Estabeleça metas e peça a ajuda de todos para cumpri-las.

4. Tente renegociar suas dívidas

Existe um ditado que diz que é conversando que a gente se entende - e ele é fundamental quando falamos em renegociação de dívidas. Não tenha medo! Converse com o gerente da sua conta ou a operadora de cartão de crédito. Desta maneira, você conseguirá  melhores condições de pagamento, encurtando o caminho para se livrar das dívidas o quanto antes.

5. Pague primeiro as dívidas com juros mais altos

Os juros altos são inimigos de qualquer pessoa que precisa se livrar das dívidas. É como se você entrasse em um lugar com areia movediça, onde qualquer movimento o prejudicasse. Para isso, faça um ranking das pendências e juros de cada uma. Você pode ficar surpreso com o resultado!

6. Use o consórcio para pagar suas dívidas

Você sabia que o consórcio pode ser uma alternativa para você se livrar das dívidas? Com ele, é possível quitar algo que está sendo pago. Por exemplo, um imóvel financiado, que tem juros altos acrescidos nas parcelas. Você pode usar a carta de crédito para abater o saldo devedor ou sanar a dívida, dependendo do valor. O mesmo cabe para veículos.

Neste caso é importante deixar claro que a carta deve ser usada para a mesma modalidade de aquisição prevista na contratação do consórcio. Ou seja, o financiamento de um imóvel só pode ser quitado com a carta de crédito de imóvel. Além disso, não é possível pegar o dinheiro em espécie para quitar dívidas que não tenham um bem atrelado.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça mais sobre os serviços da Conseg Consórcios.

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades