/ Dicas da Conseg

6 dicas para economizar na fatura do cartão de crédito

25 Sep 20
2 min

Está difícil gerenciar os gastos? Confira 6 dicas para economizar na fatura do cartão de crédito e não perder o controle ou prejudicar a sua vida financeira.

Ter disciplina é, sem dúvidas, a orientação mais importante para quem deseja economizar no cartão de crédito. A tentação de comprar com ele é grande, a gente sabe. Entretanto, o resultado do descontrole pode prejudicar suas finanças.

Se você já identificou que precisa reduzir os gastos, só que ainda não sabe como fazer este controle, confira algumas dicas importantes que listamos neste blog post!

O uso saudável do cartão de crédito

Façamos justiça, o cartão de crédito não é de tudo ruim. Ele pode, sim, ser uma maneira de pagamento vantajosa muitas vezes. Porém, quando mal utilizado, vira um grande empecilho para quem está querendo economizar.

Por isso, para usufruir de todos os seus benefícios, é preciso ter um controle rigoroso e não gastar mais do que se pode pagar. Neste caso, ter um limite definido é algo fundamental. Só que esta não é a única recomendação.

Sendo assim, elaboramos 6 dicas para economizar no cartão de crédito.

Conheça 6 dicas para economizar no cartão de crédito

1. Faça um controle detalhado dos gastos

Confira com frequência a fatura do cartão, preferencialmente a cada semana. Assim, quanto mais você perceber quais são seus gastos, melhor será o controle que pode ter sobre eles.

2. Defina um limite mensal para você mesmo

Lembre-se: o limite que está lá no cartão é um crédito que o banco deu a você, mas que irá cobrar por isso. Ele não pode ser usado como alternativa para aumentar a renda. Por isso, evite comprometer mais do que 50% do seu salário com o cartão de crédito, mesmo que o banco lhe ofereça um saldo maior.

3. Use o crédito apenas para despesas maiores

Uma das vantagens do cartão é o parcelamento de compras. E esse pode ser interessante para casos de despesas maiores, como a compra de eletrônicos ou passagens aéreas.

4. Evite usar o cartão para cobrir emergências

Se você quer economizar no cartão de crédito, deve evitar a todo custo pagar imprevistos com ele. Num primeiro momento, até pode parecer a melhor alternativa; mas o problema é que o gasto vai se somar a outros e aumentar ainda mais o montante total.

5. Sempre pague a fatura integral

Tenha em mente esta dica como se fosse um mantra para a sua vida financeira. Isso porque quem parcela a fatura vai precisar pagar o restante no próximo mês, além de altas taxas de juros do crédito rotativo. O perigo está nisso virar uma bola de neve, e você ter uma dívida exorbitante.

6. Não atrase o pagamento da fatura

Se esforce ao máximo, mas não deixe para pagar a fatura depois da data de vencimento. O atraso leva a cobrança de juros e multas, que suja o seu histórico de bom pagador.

E se este atraso começar a ser frequente, é preciso acender um sinal de alerta; pois algo de errado acontece em seu orçamento. Pode ser que você esteja gastando demais ou que a data de vencimento não seja a melhor para o seu caso. Faça mudanças necessárias para pagar em dia e, assim, economizar no cartão de crédito.

Gostou das nossas dicas? No blog da Conseg, há muitos outros conteúdos sobre saúde e educação financeira. Confira!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades